MEMORIZAÇÃO

MÉTODO DA REPETIÇÃO

 

Muito conhecido, é geralmente o método utilizado pelo estudante. Consiste em você ler e reler várias vezes um texto para poder lembrar-se dele depois. É um método importante, porém, você já deve ter percebido várias vezes que, mesmo após horas de estudo, ao chegar na hora da prova, você não consegue se lembrar do que estudou. Isso, de agora em diante, vai acabar, pois você associará em seus estudos métodos mnemônicos poderosos.

 

Aqui vale, ainda, lembrar algumas dicas importantes:

 

Estude fazendo pequenos intervalos,

E você saberá a hora de fazê-los, pois, começará a sentir-se irritado e desatento, aí então, é benéfico o descanso e, ao contrário do que pensam alguns, não quebrará o ritmo, nem causará dispersão, e sim, lhe dará nova disposição.

 

Escolha um local agradável para estudar,

Um local onde você se sinta à vontade, encontrando silêncio, onde você possa deixar seu material de estudo sem que ninguém o atrapalhe. Se você não dispuser de um ambiente assim onde você mora, por falta de espaço ou excesso de pessoas, aconselhamos que faça seus estudos em uma biblioteca, onde o ambiente é propício.

 

Analisando uma curva do esquecimento, podemos ver que determinado conhecimento, adquirido pelo método da repetição, não chega a ser 20% do original, ao cabo de uma semana.

 

Curva do esquecimento

 

No livro Técnicas de Memorização para Estudantes você poderá conhecer muito mais sobre o poder da memorização através das técnicas adequadas, e várias dicas legais para tirar mais proveito do método da repetição.


 

 

 

tumblr site
counter


Copyright © 1993-1995-2001-2011 -  EstudoLegal.Com  - Todos os direitos reservados - All rights reserved